31 de mar. de 2008

2008 - RECIFE - Pernambuco - Brasil

RECIFE é a capital do estado de Pernambuco. A cidade tem aproximadamente 217.500Km2 e uma população de 1,5 milhões de pessoas, 3,7 milhões contando com a área metropolitana.

Esta cidade é conhecida como a "Veneza Brasileira", graças á semelhança fluvial com a cidade Europeia. Cercada de rios e cortada por dezenas por pontes, cheia de ilhas e mangues.
.
Recife sempre foi uma cidade de poetas, escritores, musicos e vários artistas, e ainda hoje conta com diversos museus, centros culturais e instituições voltadas para a promoção da cultura e das artes.

O Recife tem um clima tropical, com alta humidade relativa no ar. Devido á proximidade do mar, apresenta temperaturas equilibradas ao longo do ano. Em Janeiro as temperaturas vaiam de 25ºC a 35ºC. A Temperatura média é de 22ºC



A nossa ida ao Recife foi em Março de 2008. À chegada á cidade do Recife, quando saimos do Aeroporto Internacional "chovia a cantaros", mas com um calor de 40ºC... impressionante. O moço do taxi dizia que não via uma chuva assim à muito tempo. Mas foi curta a monção, apenas uns 15 ou 20 minutos.
No caminho da Praia da Boa Viagem a primeira coisa que pensei foi ,"detesto a arquitectura", prédios altos e fininhos, tipo palito...



Á chegada á Praia da Boa Viagem, confesso que fiquei um pouco decepcionado com o areal, com poucos metros a separarem o mar da avenida, bem diferente das praias paradisiacas que estou habituado no Brasil.... e ainda por cima com tubarões...



Rápidamente rumámos a Recife antigo, passando pelas Torres Gémeas, e ai sim... começou a aparecer diante de nossos olhos uma cidade verdadeiramente bela, com lindissimos edificios seculares ao estilo Colonial Português.



A primeira paragem foi devido ao facto de termos avistado numa praça (que não me lembro o nome) dois bailarinos de Frevo, dança tipica desta zona do Brasil, num autêntico festival de ritmo, movimentos e cores, não pudendo faltar as "sombrinhas" coloridas.



Ficámos sinceramente impressionados com a beleza da arquitectura local de Recife antigo. A primeira sensação de decepção desapareceu completamente e tenho a opinião que é uma cidade encantadora.
.



Um ponto de visita obrigatório é a Casa da Cultura, antiga prisão colonial reconvertida em centro cultural, onde se podem comprar todo o tipo de artigos turisticos e artesanato de Pernambuco.





A descrição de Recife é curta porque para nós foi apenas um ponto de passagem para Olinda.
.
Alguns pontos túristicos:
- Casa da Cultura
- Arquitectura do Recife Antigo
- Prédio do Paço da Alfgandega
- Praia da Boa Viagem
- Atelier de artes cerâmicas Francisco Brennand
- Pátio de S. Pedro
- Museu de Arte Moderna
- Teatro de Santa Isabel
- Teatro do Parque
- Fonte Orange
- Diversas igrejas e monumentos históricos
- Passeio de barco pelo Rio Capibaribe
.
websites:

30 de mar. de 2008

2008 - OLINDA - Pernambuco - Brasil

Em construção.

2008 - PORTO GALINHAS - Pernambuco - Brasil

PORTO GALINHAS

Uma das muitas galinhas feitas de palmeiras secas, que depois de cortadas são transformadas nestes originais bonecos de Porto Galinhas.

Pousada 4 Estações, local onde ficamos alojados. Esta pousada é bem no centro da cidade, a 5 minutos a pé da praia.

Uma das piscinas da Pousada. Muitas caipirinhas, com carne de sol e mandioca frita nós comemos nesta piscina.

Praia de Porto Galinhas, com maré vazia. Com maré cheia é irreconhecivel

Silvana e Bruno nas piscinas naturais de Porto Galinhas. Este local é um recife que durante a maré vazia se consegue alcançar a nado através da praia. Pode também apanhar-se uma jangada á vela em troco de alguns reais.

Silvana a fazer a travessia da praia para as piscinas naturais.

Cachoeira do Urubu, perto de Porto Galinhas. Demoramos perto de uma hora no Buggy.

O nosso Buggy. Perto desta cachoeira tem uns lcais muito porreiros para fazer TT. Claro que nós fomos lá com o Buggy... Delirio aquelas "picadas" só de tracção a trás.

Outra coisa muito interessante neste local são as preguiças, que são um amor. O sorriso desta mostra bem a personalidade destes bichinhos. Almoçou connosco á mesa

Ilha de Santo Aleixo. Esta paraiso é só acessivel de barco. Belos mergulhos solitários nesta ilha paradisiaca, visto que a ilha não é habitada.

Silvana no barco que nos levou a mergulhar nos recifes.

Ilhas de areia ao lago da Praia dos Carneiros. O catamaran que nos levou acostou numa destas ilhas, onde disfrutámos de uns mergulhos e do almoço a bordo. Na foto da direita vê-se em palno de fundo a Praia dos Carneiros.

Praia dos Carneiros. Sem duvida uma das mais belas praias que já conheci até hoje. Liiiiiinnnndddoooooo este local.

Praia dos Carneiros