Estive recentemente na bela cidade da Horta, Ilha do Faial, Açores, Portugal, em Maio de 2009 em trabalho, mas não perdi a oportunidade para conhecer alguns pontos famosos da cidade, no pouco tempo que me restou a seguir ao horário de expediente.
A cidade da Horta está situada na Ilha do Faial, grupo central do Arquipélago dos Açores, a 8Km da Ilha do Pico. A Ilha tem aproximadamente 21 Km de comprimento e 14 Km de Largura. A sua posição no Atlântico Norte, bem como o seu excelente porto, faz com que navios de todo o mundo vão á Horta restablecer-se.
A Horta é formada por estreitas e acolhedoras ruas, ladeadas por lindisimos e imponentes edificios seculares.
Obviamente não pôde faltar o imperdivel jantar no Peter, o respectivo gin tónico, e a compra de lembranças com a marca da famosa baleia Açoreana.
Não posso deixar de referir o porto de abrigo, com as originais e famosas pinturas nos muros e chão da marina, feitas pelos tripulantes de todas (ou quase todas) as embarcações que atracam na Horta. Segundo a lenda, quem não o fizer não chega ao seu destino. Podem ver-se iatistas de todo o mundo.
De salientar também a lindissima Pousada de Portugal, situada no Forte de Sta. Cruz do século XVI e classificado como Monumento Nacional.
Quanto ao hotel onde fiquei alojado, o Hotel Horta, tem-se a vista mais bonita da ilha... o encantador Pico. O Hotel fica a 10 min. (a pé) do centro da cidade, é simpático, acolhedor, com um bom restaurante, mas a necessitar de umas operações de "modernização", essencialmente ao nivel dos quartos.
Fiquei com vontade de voltar acompanhado pela familia, e vou faze-lo certamente, mas dessa vez com o meu equipamento de mergulho e a obrigatória visita á Ilha do Pico.