15 de jan. de 2011

Nova Viçosa - Bahia - Brasil

Durante a nossa estadia em Minas Gerais (Virginopolis), em Janeiro de 2011, decidimos ir 1 semana á praia. Considerámos que Nova Viçosa seria o destino ideal, por ser a praia da Bahia mais perto da cidade onde estavamos (por causa do pequeno Bernardo).

Escolhido o local, alugámos uma Fiat Doblo de 7 lugares em Guanhães e lançamo-nos á estrada. Eu, Silvana, Bernardo, Vânia, Dalber pai e Dalber filho... para uma aventura de quase 600 Km, que demoraram umas boas 10 horas.

Nova Viçosa é um Municipio Brasileiro no Estado da Bahia (SUL) "descoberta" em 1720 que atracou às margens do Rio Peruípe, e aqui fundou o nome Vila Viçosa, que mais tarde viria a ser chamada de Nova Viçosa.

Nova Viçosa possui muitas belezas naturais como o Rio Peruípe, a Mata Atlântica, as belas praias as ilhas como o Arquipelago de Abrolhos, Barra Velha, e Coroa Vermelha.

O Arquipélago de Abrolhos foi fonte de estudos de Darwin, que esteve por lá com seu navio Beagle, por volta de 1832. O arquipélago é formado por 5 ilhas e tem uma atração especial de Julho a Novembro de todos os anos, quando as baleias Jubartes se deslocam do Atlântico Sul para ali buscarem amamentar e reproduzir a espécie. Nesta época o Turismo de Observação aumenta a cada ano, com taxas consideradas acima da média mundial (32%).

Fora da "época das baleias", a cidade pareceu-me pouco direcionada para o turismo.

Confesso que fiquei desapontado pela pouca qualidade da oferta tutistica de Nova Viçosa, talvez por conhecer outros locais do Brasil, onde a infra-estrutura turistica é muitissimo mais atractiva.


Pontos positivos (+):Praias bonitas praticamente desertas (fora do centro);
Temperatura da água do mar.

Pontos negativos (-):Cidade pouco agradável visualmente;
Infra-estrutura turistica pouco atractiva e pouco eficiente;






Ficámos hospedados na Pousada Porto do Sol http://www.portodosolnv.com.br/, a cerca de 3Km do centro da Cidade (felizmente). Pousada tipicamente Brasileira, tranquila, com piscina, área de churrasco, barraca de praia parivada e que possibilita hospedagem em apartamentos e casas. Alugámos a casa grande que consegue albergar 8 pessoas em 3 quartos.

Em geral gostei da pousada, pecando apenas pela falta de ar-condicionado na casa. Belos peixes e camarões fresquissimos que grelhamos na área de churrasco....




A pousada tinha acesso directo á praia que era praticamente privada. Da barraca de praia tinhamos o melhor de Nova Viçosa... esta vista simplemente deslumbrante, onde se sente em cada centimetro a comunhão perfeita da beleza e harmonia da Natureza ainda selvagem.




O famoso "pau fincado". Mais uma vez estava á espera de outra coisa... Vi apenas um largo com um tronco de madeira "fincado". Por ser um dos pontos de visita obrigatórios na cidade, achei estranho não ter na envolvente qualquer infra-estrutura turistica.



A familia na Praia do Pau Fincado. Embora as imagens não mostrem já não tem aquele caracter deserto das praias das pousadas. No topo da praia já existem "animadas" barracas de praia, onde se pode comer, beber e ouvir musica muito alta... Nas praias do "centro" achei que a animação era demasiada, tornando-se incomodativa.



Como é habitual nas praias da Bahia, as noites são preenchidas com animados shows de musica brasileira, entre barraquinhas de comidas e bebidas. Este foi na Praça da Baleia.