15 de dez. de 2008

2008 - SERRA DA ESTRELA - Portugal

Finalmente em 2008 (Dezembro), consegui levar pela primeira vez a Silvana (minha esposa) á neve...

Á anos que tento insistentemente convence-la para férias de inverno na Serra Nevada, Pirinéus, Alpes, etc... mas oiço sempre a mesma resposta: "Tenho medo do frio..."

Este ano " não foi a bem foi a mal" e lá a arrastei para comprar roupa adequada (fato, luvas, botas...) e disse-lhe que este ano "TINHA DE SER", mas para precaver chatices maiores fomos á Serra da Estrela, que se ela não gostasse, o "estrago" seria pouco.

A Serra da Estrela é a maior elevação de Portugal Continental, com 1993 metros (torre) e a segunda maior da Republica Portuguêsa (o Pico nos Açores é mais alto). Para completar os 2000m foi construida uma torre de 7m... Os Romanos da antiguidade chamavam-lhe Montes Herminios , e foi o berço do guerreiro Lusitano Viriato.






À chegada,a 8 de Dezembro, deparamo-nos com uma temperatura amena na Torre (0ºC), nessa altura deviam estar uns -5ºC ou -10ºC, e lá comecei a ouvir "afinal dentro desta roupa não se sente o frio"... Minutos depois já rebolava pelo manto branco. Yeeessssssss......


Como já chegámos por volta das 10.00h rápidamente nos dirigimos para a Torre, afim de aproveiramos ao máximo o dia, antes que começasse a nevar, e quando isso acontece, já sabemos o caus que é descer da serra... Situação que tem de ser alterada se houver vontade de tornar este local uma estância de ski competitiva.

Quando chegamos á Torre, deparo-me frustantemente com as telecadeiras "off" e com poucas condições para o ski, outra situação que também tem de ser resolvida pela estância.


Desta forma a unica solução foi tirar os trenós do carro e brincar um pouco a escorregar do povo, sem esquecer o boneco obrigatório boneco de neve.



Após 1 ou 2 horas de brincadeira, decidimos descer para Manteigas para almoçarmos. Ao chegarmos a esta pacata vila no Coração da Serra da Estrela, encontramos um bom restaurante (Residêncial Restaurante Estrela) onde pudemos degustar um belissimo cabrito assado á moda serrana e um misto de enchidos regionais com legumes.

Como não haviam condições para o ski, decidi mudar os planos e fazer Ecoturismo pelas belissimas paisagens serranas. Rápidamente me lembrei de visitar o Covão d'Ametade, o Covão da Ponte, as Penhas Douradas, etc... que ficam relativamente perto de Manteigas.

O Covão D'Ametade (1420m), um espaço paradisiaco, atravessado pelo Rio Zêzere e localizado no maior vale glaciar da Europa, é um espaço onde de pode acampar, fazer merendas e banhar-se no Zêzere (de verão) ao som das aves da serra e com um autêntico paraiso natural diante dos nossos olhos.





O Covão da Ponte fica na estrada que liga Manteigas ás Penhas Douradas situado a 960m de altitude, por onde corre o Rio Mondego (bem estreito) na fase inicial do seu percurso. O Parque Natural da Serra da Estrela transformou este espaço num local de lazer, com infraestruturas de campismo e uma casa abrigo (que frequentei durante vários invernos), para quem procura actividades ao ar livre.





Antes de regressarmos para Lisboa, não poderiamos deixar de pernoitar na Pousada de S.Lourenço, já a chegar ás Penhas Douradas. Ao entrarmos na sala para repousar um pouco deparámo-nos com um cenário de filme, numa salão super-acolhedor, com uma enorme lareira acesa, uma musica deliciosa, aneve a bater na janela, e claro que não resistimos a um chá quente gentilmente servido pelo simpático funcionário do bar.



Não poderia encerrar o texto sem referir as duas coisas pela qual esta serra é conhecida mundialmente... o Cão da Serra da Estrela e o Queijo da Serra da Estrela...

O Cão da Serra da Estrela é uma das mais antigas raças da Peninsula Ibérica. No tempo dos Visigodos, vindo dos planaltos asiáticos foram introduzidos cães de grande porte na Europa. A Serra da Estrela, pelo seu isolamento e dificil acesso tornou-se o berço desta raça canina.


Utilizado como cão pastor, de defesa do gado dos lobos e assaltantes, este cão tem um temperamento de cão de guarda, mas um bom cão de familia e muito tolerante com as crianças.


O queijo da Serra da Estrela, vulgarmente denominado Queijo da Serra, é um queijo curado, com pasta smi-mole, amanteigado, branco ou amarelado. É feito a partir de leite de ovelha e é considerado o melhor queijo de Portugal.

20 de set. de 2008

2008 - SEVILHA - Espanha


No verão de 2008 decidi ir mostrar Sevilha á Silvana. Fomos acompanhados de um casal amigo, o Pedro e a Paula. Esta belissima cidade no Sul de Espanha, é detentora de uma das mais belas e bem conservadas heranças históricas da Europa... o seu património arquitectónico, que tem o seu ex-libris no Alcazar.

É também em Sevilha que está localizada a Isla Mágica. A Isla Mágica é um dos maiores parques de diversões Europeus. Montanhas russas terrestres, aquáticas, cinemas 3D, rafting... uma infinidade de diversões radicais com um cenários inspirado nas várias culturas primitivas como os Incas e os Maias.



A Anaconda é uma das diversões mais requisitadas do parque. É uma montanha russa aquática com descidas de cortar a respiração... a nossa cara de panico...


Mais duas das diversões mais radicais do parque.

Neste barco pirata efectuam-se espectaculos ao vivo. Á direita o molhado "Rafting"...

No final no dia acontece sempre um espectaculo multimédia de Luz e Som. Simplesmente ESPECTACULAR.
Duas actividades obrigatórias para quem visita Sevilha. Os tradicionais coches e as tapas no Bairro de Santa Cruz.

Praça de Espanha
Praça de Espanha á esquerda e Hotel Afonso XIII na Av. de Roma. RECOMENDO a estadia neste hotel.
A Catedral de Sevilha... de dia e de noite.

Á esquerda o tipico bairro de Sta.Cruz e á direita a Torre D'el Oro junto ao rio.
Jardins do Alcazar.

Interior do Alcazar.

Interior do Alcazar.

31 de mar. de 2008

2008 - RECIFE - Pernambuco - Brasil

RECIFE é a capital do estado de Pernambuco. A cidade tem aproximadamente 217.500Km2 e uma população de 1,5 milhões de pessoas, 3,7 milhões contando com a área metropolitana.

Esta cidade é conhecida como a "Veneza Brasileira", graças á semelhança fluvial com a cidade Europeia. Cercada de rios e cortada por dezenas por pontes, cheia de ilhas e mangues.
.
Recife sempre foi uma cidade de poetas, escritores, musicos e vários artistas, e ainda hoje conta com diversos museus, centros culturais e instituições voltadas para a promoção da cultura e das artes.

O Recife tem um clima tropical, com alta humidade relativa no ar. Devido á proximidade do mar, apresenta temperaturas equilibradas ao longo do ano. Em Janeiro as temperaturas vaiam de 25ºC a 35ºC. A Temperatura média é de 22ºC



A nossa ida ao Recife foi em Março de 2008. À chegada á cidade do Recife, quando saimos do Aeroporto Internacional "chovia a cantaros", mas com um calor de 40ºC... impressionante. O moço do taxi dizia que não via uma chuva assim à muito tempo. Mas foi curta a monção, apenas uns 15 ou 20 minutos.
No caminho da Praia da Boa Viagem a primeira coisa que pensei foi ,"detesto a arquitectura", prédios altos e fininhos, tipo palito...



Á chegada á Praia da Boa Viagem, confesso que fiquei um pouco decepcionado com o areal, com poucos metros a separarem o mar da avenida, bem diferente das praias paradisiacas que estou habituado no Brasil.... e ainda por cima com tubarões...



Rápidamente rumámos a Recife antigo, passando pelas Torres Gémeas, e ai sim... começou a aparecer diante de nossos olhos uma cidade verdadeiramente bela, com lindissimos edificios seculares ao estilo Colonial Português.



A primeira paragem foi devido ao facto de termos avistado numa praça (que não me lembro o nome) dois bailarinos de Frevo, dança tipica desta zona do Brasil, num autêntico festival de ritmo, movimentos e cores, não pudendo faltar as "sombrinhas" coloridas.



Ficámos sinceramente impressionados com a beleza da arquitectura local de Recife antigo. A primeira sensação de decepção desapareceu completamente e tenho a opinião que é uma cidade encantadora.
.



Um ponto de visita obrigatório é a Casa da Cultura, antiga prisão colonial reconvertida em centro cultural, onde se podem comprar todo o tipo de artigos turisticos e artesanato de Pernambuco.





A descrição de Recife é curta porque para nós foi apenas um ponto de passagem para Olinda.
.
Alguns pontos túristicos:
- Casa da Cultura
- Arquitectura do Recife Antigo
- Prédio do Paço da Alfgandega
- Praia da Boa Viagem
- Atelier de artes cerâmicas Francisco Brennand
- Pátio de S. Pedro
- Museu de Arte Moderna
- Teatro de Santa Isabel
- Teatro do Parque
- Fonte Orange
- Diversas igrejas e monumentos históricos
- Passeio de barco pelo Rio Capibaribe
.
websites: